Gravidez na adolescência

O tempo passa, a tecnologia aumenta, mentalmente crescemos menos, e as consequências vêm em seguida,
A curiosidade de fazer coisas de adultos, de fazer coisas proibidas toma conta da cabeça das jovens.A gravidez na adolescência é um facto social, pois acontece cada vez com mas frequência, e  não podemos dizer que é a falta de informação, porque assuntos relacionados com a gravidez como: Sexualidade, Dst , deixaram de ser tabu na nossa sociedade.
Hoje em dia, por mas que os pais não consigam falar isto com os filhos, há a internet, livros, e a escola, e como se diz aprendemos uns com os outros.

Numa linguagem mais ampla, podemos dizer que :
Gravidez na adolescência é a gestação ocorrida em jovens de até 19 anos que estão em  pleno desenvolvimento nessa fase da vida – a adolescência. 


A gravidez na adolescéncia em geral nunca é planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. 


Em Angola os números são preocupantes. Devemos ter em conta que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não podemos esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o filho após o nascimento, o rapaz não pode se ausentar da sua  responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.


. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.Outro factor que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar. Seja por separação, seja pelo corre-corre do dia-a-dia, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos. Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes, a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis apenas quando o problema já se instalou.


Então, Minhas Queridas, Se fazer previna-se , Se num fazer é melhor!

O ser Humano deve pensar antes de fazer qualquer acção porque:

O prazer passa e as consequências ficam.
Vale a pena pensar.


Perguntas comuns a adolescentes Grávidas.:




0 comentários:

Enviar um comentário

Respeite as minhas ideias, Se não gostou diga, mas não de um modo ofensivo.
Respeite se quiser ser Respeitado.